Apresentação

«ESTAMOS NO SÉCULO XXI. Todo o hip hop se tornou comercial... Todo? Não! Um blog português resiste ainda e sempre ao mainstream. E mostra que não é só ele...»

O nome "Cultura de Resistência", ou melhor dizendo, a expressão "ter cultura de resistência", divide-se em dois valores: o primeiro, é "ser do contra" (não ser manipulado, não imitar os gestos das outras pessoas, questionar o porquê das coisas); o segundo, ter espírito crítico (analisar autonomamente, formar a sua própria opinião, etc.).

Ter um blog é algo que se está a tornar cada vez mais normal nos dias de hoje. É acessível a todos, de fácil compreensão e não se paga nada, o que significa que para criar as bases deste projecto não foi preciso muito esforço (o principal esforço está na criatividade). Quando resolvi levar para a frente aquilo que ao princípio era apenas uma ideia, tive em conta que, sendo um blog algo já muito banal, iria ser preciso muita originalidade para atrair leitores e levá-los a dedicar parte do seu tempo ao Cultura de Resistência.

O objectivo deste blog não é competir com outros, mas sim descobrir assuntos (relacionados com a cultura hip hop), sobre os quais eu posso ter já ou não uma opinião formada, para serem postados e comentados pelos leitores, de forma a que se tenha uma ideia das diferentes perspectivas relacionadas com o tópico. Este projecto é dirigido a todas as pessoas que se interessam pela cultura hip hop, que têm mente aberta e que estão dispostas a reflectir.

Atenção: para que o Cultura de Resistência (CR) possa receber um feedback dos seus visitantes, o leitor deverá ser participativo, sem exagerar, opinando nas questões em que acha que tem alguma coisa a acrescentar.

estrofe (a.k.a. The Madman) nasceu em Braga, norte de Portugal. Começou a ouvir hip hop na escola primária (Eminem, Gabriel o Pensador, ...) e descobriu essa cultura na versão do seu país por volta de 2001. Meses depois estreou-se a escrever poesia. Outra vertente que experimentou foi a produção (embora não lhe tenha dado continuidade). Algures em 2003 descobriu a comunidade de hip hop tuga online, e desde aí tentou sempre fazer algo pelo hip hop até... agora.

Colaborações:
- Revista IV Street (www.ivstreet.com) : nº8 e nº10.

ARTIGOS SOBRE O BLOG:

“... um blog de opinião, bem escrito, em que o seu autor nos deixa bem patente o seu ponto de vista.”
Joana Nicolau, Sugestão in Say Homies!! (23 de Janeiro de 2007)

“É mais um blog para a visita diária.”
André Silva, AhAh!!!!! Mais um... in Primouz (24 de Janeiro de 2007)

(estrofe) apela à revolta e à escrita no seu blogue inspirado e dedicado ao movimento hip hop.

Para manter
- Todo o conceito de "cultura de resistência" associado ao blogue, aos seus textos e mensagens
- A boa colecção de links temáticos
- Os vídeos associados
- A playlist dedicado ao hip hop nacional

Para corrigir
- A falta de interactividade sentida pela ausência de comentários aos posts”

Revista Exame Informática nº147 edição de Setembro de 2007

Comentem e esclareçam!